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A disciplina na base de uma boa gestão

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Pare e pense: você tem encontrado tempo para planejar a evolução do seu negócio? Entre uma reunião de avaliação de metas com a equipe e o atendimento a uma solicitação não prevista de um cliente, qual seria a sua prioridade?

A grande maioria dos sócios ou proprietários de empresas tenderia a priorizar a questão operacional, comportamento que, quando se torna um hábito, cria obstáculos a uma gestão mais efetiva.

É fato, no entanto que, absorvidos pelas demandas e urgências provenientes de clientes, fornecedores e colaboradores, os gestores acabam, em geral, investindo pouco tempo no que deveria ser o ponto central de sua atenção: a evolução e o desenvolvimento da própria empresa.

Portanto, como lidar com essa equação? Como administrar as necessidades práticas sem deixar em segundo plano atividades que seriam fundamentais para o crescimento continuado do negócio?

A gestão financeira, comercial e desenvolvimento de pessoas são aspectos essenciais sobre os quais podemos agir para, a partir de processos estruturados, promover o amadurecimento e o fortalecimento do empreendimento.

Em relação à gestão financeira, não basta ter o controle do passado. É preciso, paralelamente, antever cenários e considerar essas informações na avaliação de uma oportunidade ou na tomada de uma decisão.

Já no que diz respeito à gestão comercial, é importante centralizar e monitorar, em uma única plataforma, todas as possibilidades de negócio. O desafio, aqui, é organizar e acompanhar todas as oportunidades que tenham potencial para gerar novas receitas (uma troca de cartões, um telefonema, eventos, etc.).

Para que funcionem, no entanto, esses procedimentos precisam, de fato, ser colocados em prática, seguindo um roteiro de ações e um cronograma predeterminados. É necessário, também, que sejam avaliados e aprimorados pela experiência diária, surgindo, nesse ponto, a importância do processo e a imprescindível disciplina na execução.

Apenas para exemplificar como os processos associados à gestão financeira e à gestão comercial se materializam no dia a dia, é importante, em primeiro lugar, instituir um calendário de reuniões. Nesses encontros, poderão ser avaliados o fluxo de caixa, o demonstrativo de resultados e o balanço patrimonial da empresa. Poderá, ainda, haver uma apresentação detalhada do desempenho comercial, com a sinalização de negócios fechados e negócios declinados, além dos respectivos esclarecimentos e da revisão de metas para os próximos períodos.

Quanto ao tema da gestão de pessoas, é preciso dedicar uma parte do tempo ao gerenciamento dos colaboradores. Pode parecer óbvio, mas a realidade mostra, novamente, que as questões mais práticas da rotina se sobrepõem a essa atividade, que deveria ser prioritária.

Para reverter tal quadro e manter a equipe engajada e motivada, pode ser estruturada uma agenda de reuniões de feedback dos gestores com seus times. Nessa ocasião, os administradores terão a oportunidade de destacar os pontos fortes das pessoas sob sua gestão, sinalizar os aspectos que podem ser melhorados e, em contrapartida, ouvir as expectativas dos colaboradores sobre a empresa, esclarecendo questões como, por exemplo, perspectivas de crescimento, visão de futuro e plano de carreira.

O desafio dos gestores é vasto e complexo. Cursos, treinamentos, técnicas e outros recursos estão à disposição. No entanto, o que assegurará uma gestão exemplar será a competência, o compromisso e a disciplina dos líderes em, de fato, implementar e executar processos ajustados e eficientes.

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Marcelo Reis Simões é sócio-fundador do Atelier Profissional, assessoria especializada em mentoria para negócios e pessoas.

atelier@atelierprofissional.com.br



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